Menu Fechar

CENTRO PASTORAL CRISTO REI

Historial

Historial

O Centro Cristo Rei, está localizado no distrito da Vila-Flor B, rua direita da via expressa, avenida Fidel de Castro, na entrada da empresa Engevia.

A Capela de Cristo Rei foi fundada no ano de 2008, pelo irmão Albino Cabanga. Tudo começou quando ele organizou um grupo de jovens e crianças, filhos de algumas mamas da lavra, para ensinar a doutrina católica.

Em 2010 as mesmas senhoras da lavra formaram o grupo da Promaica, na responsabilidade da irmã Fátima Tavares e Luzineidy, e depois formou-se um grupo coral na responsabilidade do irmão Pedro.

Estas actividades eram realizadas de baixo do cajueiro que havia no terreno do papa Cabanga; O lugar ficou ainda mais movimentado por irmãos de ambos os sexos que também queriam participar.

Em 2012, depois do número de fiéis ter aumentado cada vez mais, o papa Cabanga procurou localizar a paróquia mais próxima, que na altura era a Paróquia de Santa Teresa de Jesus, do Padre Amadeu, com o objectivo de conhecer o local onde se fazia as orações, para então enquadrar-nos à sua paróquia.  Por sua vez o Padre Amadeu pediu-lhe para ir ter com o Padre Francisco da mesma Paróquia. O Padre conheceu o espaço e passou a assistir os fiéis, com missa em dias programados. Depois de algum tempo, o Padre disse aos fiéis que não poderiam pertencer àquela Paróquia, mais sim, a Paróquia de Nossa Senhora das Merces, com o Padre Rufino, pela área de jurisdição eclesiástica. Participou-se durante algum tempo e depois transferiu-se a Paróquia de São Lucas, no Zango I, com os padres Fila, Tony e Belchior.

Em 2013, sua Excelência Reverendíssima Dom Joaquim Ferreira Lopes, na altura bispo da Diocese de Viana, atribuiu o nome de Cristo Rei, e na semana seguinte o Padre Fila deu notícia aos fiéis, de um novo espaço maior que foi cedido pela Dona Antonica à Dom Joaquim.

Em 2016, o Cristo Rei veio a pertencer a Paróquia da Santa Cruz, na responsabilidade do Padre Belchior Laurindo Isaac. Depois de fixo começou-se a realizar os primeiros baptismos.

Em Agosto de 2018, o Cristo Rei tornou-se Centro, estando incluído as seguintes comunidades:  São João Baptista, N. Sra de Fátima, N. Sra do Carmo, N. Sra das Graças, N. Sra de Guadalupe, São Marcos e Santa Mónica.

Nesta altura éramos acompanhados pelos seguintes irmãos: Tavares Lubango, catequista responsável; José Paulo, o seu adjunto; José Matos, o secretário; o irmão Pedro, vice secretário; Albino Cabanga, conselheiro; Guilhermina Panzo, coordenadora da catequese e Teresa Nacassale, tesoureira e  responsável da liturgia.

Em Agosto de 2018 à Outubro de 2019, a liturgia esteve na responsabilidade dos irmãos: Joana Segunda e Angelica Samuel.

No dia 27 de Maio de 2018, na Páscoa, realizou-se baptismos e primeira comunhão de 92 catequizandos. 28 fizeram a primeira comunhão e  03 penitentes e 1 profissão de fé.

Em Outubro de 2018, a Promaica do Cristo Rei ofereceu um número de bancos de ferros para a igreja.

Em Dezembro de 2018 à Outubro de 2019, com a dinâmica da comissão de obras escolhidas pelo padre Belchior, que são os irmãos: José M. Helena e Eduardo Cassoma, tiveram a iniciativa de incentivar os fiéis, grupos e movimentos a contribuírem 100. 00kzs em cada semana para a compra de materiais de construção, começando pela fossa, casas de banhos, seguindo-se com o levantamento das paredes da igreja, com a participação dos irmãos do grupo coral a Voz de Cristo na construção, responsabilidade dos catequistas responsáveis e da irmã Delfina Domingos Divulo. Tudo só foi possível com a ajuda de alguns irmãos que ofereceram alguns materiais de forma voluntária, entregas de envelopes e os ofertórios realizados na altura.

No dia 25 de Maio de 2019, realizou-se na Paróquia de Santa Cruz o sacramento do Crisma na visita pastoral de Sua Excelência Reverendíssima Dom Emílio Sumbelelo e o centro enviou sete (7) catequizandos.

Em Julho de 2019, o centro voltou a pertencer a Paróquia de São Lucas, no Zango I.

Em Outubro, dia 12 do mesmo ano, depois da vista pastoral de Dom Emílio Sumbelelo a Paróquia de São Lucas, decretou-se uma divisão eclesiástica e passamos a pertencer ao Centro do Bom Pastor, na responsabilidade do Padre Zacarias Mango, da Ccongregação dos Missionários  de La Salleti. Onde realizou-se 19 baptismos dos bebês em Dezembro e 32 crismas, em Fevereiro de 2020.

No dia 25 de Agosto de 2019, realizou-se a primeira promessa dos escuteiros aqui no Centro.

 No dia 10 de Dezembro de 2019, lançou-se a primeira pedra para o arranque das obras do nosso centro, fruto das contribuições que temos vindo a fazer desde Dezembro de 2018 a Março de 2020, antes da pandemia.

Em Janeiro deste ano, o grupo dos acólitos do Centro realizou a sua primeira promessa no Centro Bom Pastor.

Em Outubro dia 03 de 2020, recebemos a visita do nosso bispo Dom Emílio, para a notícia de um Centro autônomo, notícia que todos os fiéis receberam com muita alegria; Depois de muita caminhada e oração, Deus ouviu a súplica de seu povo.

O centro é assistido pelos Padres da Congregação dos Missionários Claretianos.  Temos como reitor o padre Silvestre Mweukufange, assistentes: Padre Isaias Gabriel e Apolinário Nunda.

Até o momento actual, a direcção do Centro é composta pelos irmãos:

  • Albino Cabanga –Catequista Responsável
  • José Helena – Vice Catequista
  • Francisco Gomes – Secretário

E com a interligação de todos os catequistas  responsáveis  das capelas e todos os coordenadores  dos grupos e movimentos. Com a perspectiva de formar o Conselho geral do Centro.

   Desde à chegada dos nossos padres ao centro Cristo Rei, os fiéis têm vindo aumentar e a vida da comunidade está cada vez mais activa e a evangelização é ainda mais motivada.

  1. A partir da segunda quinzena de Outubro à Dezembro de 2020, os padres visitaram as (6) seis capelas com frequência com o objectivo de conhecer as comunidades e as suas realidades.
  2. Em Novembro realizou-se a primeira festa do Centro, com a realização dos 1° sacramentos do baptismo.
  3. Em Dezembro realizou-se a primeira reunião com os responsáveis das capelas e coordenadores de grupos e movimentos, para tratar das obras do levantamento do muro do quintal da igreja.
  4. De Janeiro a Fevereiro, o Padre Silvestre organizou a formação dos catequistas auxiliares, na qual participaram 31 catequistas.
  5. De Janeiro a Abril, realizou-se a estruturação das direções dos grupos e movimentos existentes no Centro, com o objectivo de motivar e incentivar os sacramentos aos líderes, não só dos grupos e movimentos, como também aos coordenadores chefes de comunidades.
  6. Em Março, começou pela 1° vez no centro a primeira formação pré-matrimonial, com a participação de trinta e três (33) noivos, com a duração de 3 meses.
  7. Na segunda quinzena de Março à Maio, foram formados os primeiros ministros extraordinários da comunhão.

Em Agosto dia 22, o centro realizou pela primeira vez á promessa dos acólitos com 33 membros.

        Em Agosto dia 28 realizou-se o primeiro casamento comunitário, com (9) nove casais.

O centro é constituído por sete (7) capelas, que são:

  • Sede Cristo Rei
  • São João Baptista
  • Nossa senhora de Fátima
  • Nossa senhora das Graças
  • Nossa senhora de Guada-lupe
  • São Marcos
  • Santa Mónica.

O centro conta aproximadamente com sete mil (7000) fiéis, sem contar com os fiéis que vêm em casa domingo.

Temos um total de 125 casados aproximadamente a nível do centro.

Os grupos e movimentos existentes são:

  • –Legião de Maria
  • –Sagrada família
  • – Promaíca
  • – Acção feminina
  • – Divina Misericórdia
  • – Renovamento Carismático
  • –Movimento Teresiano Apostólico (MTA)
  • – Amigos de Domingos Sávio. (ADS)
  • – Infância Adolescentes Missionária (IAM)
  • – Acólitos
  • – Escuteiros
  • – Acolhimento.

Temos 12 grupos corais, desde os Juvenis, adultos e vocais.

Ainda temos leitores, salmistas e ministros extraordinários da comunhão.

A comissão da caquetese controla um total de trinta e quatro ( 34 ) catequistas e mil ( 1000 ) catequizandos aproximadamente.

 De Novembro de 2020 até a data actual, já tivemos os seguintes sacramentos : 

Baptismos dos 0 aos 65 anos de idade ««««»»»» 80

1° comunhão ««««»»»» 20

Penitência ««««»»»» 06

Casamentos ««««»»»» 17

Agradecemos à Deus Pai todo poderoso pelo dom da vida e pela coragem, a Maria nossa Mãe Santíssima que nos tem guiado e pedimos que sempre esteja em nossa frente.

Agradecemos também a sua excelência Reverendíssima Dom Emílio Sumbelelo, por nos ter enviado os padres para acompanharem a nossa vida espiritual do Centro Pastoral Cristo Rei, que Deus abençoe  a eles, encha do seu Espírito Santo, porque não é fácil  conduzir este rebanho.

Previous
Next

Informações do Centro

Data de Fundação

Localização

Cartório - Atendimento

Escutas e Confissões

Horários de missas

Comissão de Catequese

Contactos

Horários de atendimentos para comissão de catequese

Notícias

Jubileu da Paróquia

Paróquia de Nossa Senhora das Mercês celebra 10 anos desde a sua Erecção Canónica em 24 de Setembro de 2011....

Ler mais

Missa de Jubileu

A missa central em alusão ao Jubileu da paróquia será realizada no domingo dia 26 de setembro de 2021 às...

Ler mais

Galeria

Vídeos

O Reitor

paróco

Pe. Silvestre Mweukufange, cmf

Missionários

Comunidades

São João Baptista

São João Baptista

Historial

A comunidade São João Baptista está localizada no bairro Mucula Ngola e tem seu marco inicial em 24 de Junho de 2011 com os esforços do irmão João Junqueira e um grupo de mamãs que se dedicava à reza do terço pelas manhãs. Posteriormente iniciaram tembém os cultos.

A comunidade tem seu espaço próprio adquirido com contribuições dos seus membros. Pertencia a Paróquia de Santa Teresa de Jesus, no Calemba 2, e ao Centro São José Operário. No dia 19 de Junho de 2013 recebeu a primeira visita do Padre Amadeu Katchiungo, pároco de Santa Teresa de Jesus, que passou a assistir-nos até a nova transferência para a Paróquia do Santíssimo Redentor, no Kilamba. Recebemos a visita do Padre Fila, pároco do Santíssimo Redentor em 02 de março de 2016, onde passou a assistir-nos quinzenalmente. Ainda no mesmo ano a comunidade passou a pertencer a Paróquia de São Lucas, no Zango I e no dia 23 de setembro de 2016 recebeu a visita do Padre António Hamwyella, que passou a acompanhar-nos espiritualmente até sermos novamente transferidos para a Paróquia de Santa Cruz, no Zango II, com o Padre Belchior Isaac. Em dezembro de 2019 fomos transferidos para o Centro Pastoral Bom Pastor, no Zango I, com o Padre Zacarias Mango e em 2020, com a chegada do grupo de Sacerdotes dos Missionários Claretianos passamos a pertencer ao Centro Pastoral do Cristo Rei, com o Reitor Padre Silvestre Muiskufange.

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima

Historial

Localizada na área rural denominada Mucula Ngola, a Capela Nossa Senhora de Fátima teve o seu início no ano de (2015) Dois Mil e Quinze e alberga cristãos provenientes das diversas comunidades e paróquias acreditadas na mesma fé, que reunidos no ideal de Cristo criaram condições para a sua fundação e inauguração, que veio a acontecer nas Celebrações festivas de Nossa Senhora de Fátima, isto é, no dia 13 de Maio de 2016, pelo Sr. Padre António Hamwyela, acompanhado pelo reverendo Padre Belchior, actuais párocos das Paróquias de São Lucas e Santa Cruz, e outros membros do clero  respectivamente, onde foram eleitos os primeiros membros da coordenação geral.

Actualmente a comunidade é constituída por vários grupos e movimentos: Catequese, Promaica, Acção Feminina, Família, Abraão, CPJ, Leitores, Vocal, IAM, Mensageiros da Paz e pertence ao Centro Pastoral Cristo Rei.   

 

Santa Mónica

Santa Mónica

Historial e Trajetória da Comunidade Santa Mónica 2018-2021.

 

«Uma coisa pedimos ao Senhor por ela ansiamos, habitar em sua casa todos os dias das nossas vidas».

A comunidade Santa Mónica está localizada no distrito da Vila-Flor, na Zona do Kikuxi (Vendinha) - Viana.

Teve as suas bases em setembro de 2018, por Mulheres simples e humildes, que rezavam dentro de uma obra abandonada, na Zona da Vendinha, com desejo ardente de ver Jesus. São elas:

  • Irmã Eva Goveia
  • Irmã Cristina Hebo
  • Irmã Isabel Adão Cristóvão

Com os seus exemplos ímpares de Fé comoveu e cativou 4 Irmãos que são;

  • Irmão Afonso Yola
  • Irmão Frei Miguel
  • Irmão Fernando Joaquim
  • Irmão Tonilson Manuel

É com estes irmãos simples sem capacidade aos olhos dos Homens, onde Deus quis começar a sua história, lançando as sementes das Boas Notícias.

Todavia tínhamos consciência que não podíamos caminhar sozinhos. Por isso escrevemos para Diocese de Viana na pessoa do Padre Belchior, até então Pároco da Santa Cruz, em Novembro de 2018. Com propósito de acolher e reconhecer a existência de uma capela para o exercício da Fé Católica na Zona do Kikuxi, com a Padroeira Santa Mónica. Desde então a semente foi lançada. No espaço de 25/20 Metros.

 Temos consciência que os desafios são inúmeros e os horizontes são amplos, para uma comunidade que só agora começou. Temos certeza que o caminho faz-se caminhando. Assim cantamos como Santo Agostinho, “o nosso coração não descansará enquanto não repousar em Vós”.

Em suma pediremos constantemente ao Dono da seara que mande bons e santos trabalhadores para sua vinha segundo o seu coração. Porque destes nós precisamos e deles nós carecemos.

Que a Santa Mónica nossa Padroeira interceda por nós assim como fez com seu filho.

Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe

Historial

A comunidade em epígrafe foi fundada com o obejectivo de, congregar as famílias de denomenação Católica e de envagelizar outras famílias ainda não convertidas e levar a Palavra de Deus até aos confins da terra.

A comunidade foi fundada no dia 17 de maio de 2015 pelos seguintes irmãos:  

Paiva Esteves Zua, Rodrigues David Francisco, Fernando Joaquim. Ambos vindos da Arquidiocese de Luanda Paróquia de S. Mateus no Golf-II. Tem como Padroeiro a nossa Senhora de Guadalupe do Mexico, cujo a festa é celebrada no dia 12 de Dezembro.

Numa primeira fase a comunidade, começou com um grupo de Oração de Família, que se reunia por debaixo de uma mangueira afim de partilhar a Palavra do Senhor, tendo depois benefiaciado de uma doação por uma irmã de algumas folhas de chapas com o qual erguemos a primeira estrutura da capela. No mesmo ano o irmão Paiva Esteves Zua, como responsável foi a comunidade Santo António que pertence à Paróquia do Santissimo Redentor a fim de entrar em contacto com o Padre, para dar a conhecer da existência de uma nova Comunidade. Tendo se encontrado com o Padre Tony que aceitou visitar a comunidade no dia 18 de Setembro, onde celebrou a primeira missa que foi para nós motivo de muita alegria.

Em 2016 fomos ter com o Padre Fila Zua, na Paróquia do Santíssimo Redentor com intenção de sermos reconhecidos como Comunidade de sua Paróquia, tendo o Padre visitado a nossa Comunidade e dada a localização geografica da mesma, aconselhou-nos a ir ter com o Padre Belchor na Paróquia da Santa Cruz Zango-2.

Com o decorrer do tempo, a Comunidade começou a crescer, tendo por isso consultado o Padre Belchior, Pároco da Paróquia de Santa Cruz (zango 2), que deu o aval positivo a comunidade, passando a pertencer a mesma Paróquia.

Um tempo depois fomos desmembrados da Paróquia da Santa Cruz e passamos a pertencer ao Centro Pastoral do Bom Pastor que viríamos também, no ano de 2020, deixar de pertencer.

Feitas as alterações dos Centros Pastorais, atualmente a Comunidade pertence ao Centro Pastoral do Cristo Rei, que tem como REITOR o Padre Silvestre Mweukufange.

Atualmente a Comunidade é Coordenada pelos seguintes irmãos:

  • Coordenador: Paiva Esteves Zua.
  • Vice- Coordenador: Rodrigues David Francisco.
  • Secretária: Izabel Vicente Albino.
  • Vice- Secretária: Maria Viliana David.
  • Tesoureiro: Lucas Alberto Adão.
  • Vice- tesoureiro. Helena Mwanangani.

A comunidade conta com dois (02) catequistas Celembrantes, sendo um Principal e um auxiliar e dois (02) Ministros extra-ordinários da Comunhão.

A mesma conta com vários grupos e movimentos a citar:

  • Comissão de Catequese;
  • Acóolitos;
  • IAM e Liga Missionária;
  • Grupo coral a voz dos Anjos;
  • Grupo coral Vocal unidos em Cristo;
  • Grupo de acolhimento;
  • Grupo da familia.

OBS: A comunidade dispõe de um terreno próprio de aproximadamente 1,300 m2.

Coordenador: Paiva Esteves Zua.

Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora das Graças

Historial

Foi no dia dez de Junho de dois mil e onze, onde os irmãos BETO, SANTU, BUNGA e SIMÃO LENGO reuniram–se para dar início a partilha da Palavra, nos Domingos, em baixo de uma árvore que situava–se no quintal de um dos irmãos, onde o irmão BETO era o primeiro catequista responsável para as celebrações da Palavra de Deus. Com o andar do tempo, a comunidade foi crescendo em número de fiéis. Tempo depois, o catequista responsável desistido do cargo que exercia, o papá SIMÃO LENGO vendo a comunidade sem responsável para poder alimentar-se, não olhou o estado que ele vivia maritalmente, teve a coragem de assumir a responsabilidade de alimentar o povo de Deus com a Palavra. Ano após  ano a comunidade foi crescendo. No dia vinte três de Março de dois mil e treze, uma mamã cedeu–nos um espaço provisoriamente para poder colocar uma estrutura provisoria onde a comunidade reunia. Um ano depois foi-nos cedido um outro espaço definitivo, de quarenta e sete metros de comprimento sobre doze metros de largura, pela nossa mamã JOANA RIBEIRO, pertencente ao grupo da Divina Misericórdia, onde de lá para cá tem realizado as nossas actividades. A comunidade está situada no bairro Vila flor A, rua Papa LUTUMBA. No mesmo ano, veio o irmão BAMBA André BIANGO fazer parte da comunidade e começou a colaborar com Papa SIMÃO LENGO nas celebrações da Palavra até a data presente. Depois de ter um lugar definitivo, os irmãos reuniram–se para poder dar nome a comunidade. Com ajuda do Espirito Santo achou–se que a nossa comunidade devia chamar-se NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

Durante este tempo, a comunidade solicitou sempre as Paróquia próximas para que fosse reconhecida. Fomos ter com o padre FRANCISCO da paróquia Santa TERESA casas azuis. Fomos também ter com a comunidade Santo ANTÓNIO do Kilamba, onde nos dirigiram à Nossa Senhora das MERCES mas não tivemos sucesso, até que fomos na Paróquia São LUCAS, zango I onde fomos ter com Padre TONI e Padre FILA, eles aceitaram, pois estava no seu território, mas nunca tinham visitado a comunidade até que fomos transferidos para Paróquia Santa CRUZ, zango II onde tivemos o padre BELCHOR. O mesmo também não chegou de visitar a comunidade até que fomos transferido para o centro Bom Pastor, Zango II,  que, enfim, em dois mil e dezanove tivemos a primeira celebração eucarística com padre ZACARIAS MANGO, reitor do Centro Bom Pastor no Zango II. E, na sua segunda visita, fez–se o lançamento da primeira pedra para a construção do templo definitivo, isto é, no mesmo ano. De lá para cá, estamos a lutar para erguermos o templo onde já temos uma fundação eficaz para um piso. Após o Bispo, sua Excelência Dom Emílio Sumbelelo, erigir  a comunidade Cristo REI como Centro Pastoral autónomo, deixamos de fazer parte do Centro Bom Pastor, Zango II, e passamos a pertencer ao Centro Pastoral CRISTO REI até esta data presente onde temos o Padre SILVESTE NAKUFANGE como responsável do mesmo e os seus auxiliares. Neste momento a comunidade está constituída com os seguintes grupos e movimentos

  • Três coros
  • Grupo Jovens da luz
  • Movimento Carismático
  • Movimento de Acção feminina
  • Grupo da divina Misericórdia
  • Movimento da Promaica
  • Grupo juvenil Unidos pela Fé
  • Grupo IAM.
Sede Cristo Rei

Sede Cristo Rei

Historial

O Centro Cristo Rei, está localizado no distrito da Vila-Flor B, rua direita da via expressa, avenida Fidel de Castro, na entrada da empresa Engevia.

         A Capela de Cristo Rei foi fundada no ano de 2008, pelo irmão Albino Cabanga. Tudo começou quando ele organizou um grupo de jovens e crianças, filhos de algumas mamas da lavra, para ensinar a doutrina católica.

Em 2010 as mesmas senhoras da lavra formaram o grupo da Promaica, na responsabilidade da irmã Fátima Tavares e Luzineidy, e depois formou-se um grupo coral na responsabilidade do irmão Pedro.

          Estas actividades eram realizadas de baixo do cajueiro que havia no terreno do papa Cabanga; O lugar ficou ainda mais movimentado por irmãos de ambos os sexos que também queriam participar.

Em 2012, depois do número de fiéis ter aumentado cada vez mais, o papa Cabanga procurou localizar a paróquia mais próxima, que na altura era a Paróquia de Santa Teresa de Jesus, do Padre Amadeu, com o objectivo de conhecer o local onde se fazia as orações, para então enquadrar-nos à sua paróquia.  Por sua vez o Padre Amadeu pediu-lhe para ir ter com o Padre Francisco da mesma Paróquia. O Padre conheceu o espaço e passou a assistir os fiéis, com missa em dias programados. Depois de algum tempo, o Padre disse aos fiéis que não poderiam pertencer àquela Paróquia, mais sim, a Paróquia de Nossa Senhora das Merces, com o Padre Rufino, pela área de jurisdição eclesiástica. Participou-se durante algum tempo e depois transferiu-se a Paróquia de São Lucas, no Zango I, com os padres Fila, Tony e Belchior.

          Em 2013, sua Excelência Reverendíssima Dom Joaquim Ferreira Lopes, na altura bispo da Diocese de Viana, atribuiu o nome de Cristo Rei, e na semana seguinte o Padre Fila deu notícia aos fiéis, de um novo espaço maior que foi cedido pela Dona Antonica à Dom Joaquim.

Em 2016, o Cristo Rei veio a pertencer a Paróquia da Santa Cruz, na responsabilidade do Padre Belchior Laurindo Isaac. Depois de fixo começou-se a realizar os primeiros baptismos.

Em Agosto de 2018, o Cristo Rei tornou-se Centro, estando incluído as seguintes comunidades:  São João Baptista, N. Sra de Fátima, N. Sra do Carmo, N. Sra das Graças, N. Sra de Guadalupe, São Marcos e Santa Mónica.

          Nesta altura éramos acompanhados pelos seguintes irmãos: Tavares Lubango, catequista responsável; José Paulo, o seu adjunto; José Matos, o secretário; o irmão Pedro, vice secretário; Albino Cabanga, conselheiro; Guilhermina Panzo, coordenadora da catequese e Teresa Nacassale, tesoureira e  responsável da liturgia.

Em Agosto de 2018 à Outubro de 2019, a liturgia esteve na responsabilidade dos irmãos: Joana Segunda e Angelica Samuel.

No dia 27 de Maio de 2018, na Páscoa, realizou-se baptismos e primeira comunhão de 92 catequizandos. 28 fizeram a primeira comunhão e  03 penitentes e 1 profissão de fé.

Em Outubro de 2018, a Promaica do Cristo Rei ofereceu um número de bancos de ferros para a igreja.

Em Dezembro de 2018 à Outubro de 2019, com a dinâmica da comissão de obras escolhidas pelo padre Belchior, que são os irmãos: José M. Helena e Eduardo Cassoma, tiveram a iniciativa de incentivar os fiéis, grupos e movimentos a contribuírem 100. 00kzs em cada semana para a compra de materiais de construção, começando pela fossa, casas de banhos, seguindo-se com o levantamento das paredes da igreja, com a participação dos irmãos do grupo coral a Voz de Cristo na construção, responsabilidade dos catequistas responsáveis e da irmã Delfina Domingos Divulo. Tudo só foi possível com a ajuda de alguns irmãos que ofereceram alguns materiais de forma voluntária, entregas de envelopes e os ofertórios realizados na altura.

No dia 25 de Maio de 2019, realizou-se na Paróquia de Santa Cruz o sacramento do Crisma na visita pastoral de Sua Excelência Reverendíssima Dom Emílio Sumbelelo e o centro enviou sete (7) catequizandos.

Em Julho de 2019, o centro voltou a pertencer a Paróquia de São Lucas, no Zango I.

Em Outubro, dia 12 do mesmo ano, depois da vista pastoral de Dom Emílio Sumbelelo a Paróquia de São Lucas, decretou-se uma divisão eclesiástica e passamos a pertencer ao Centro do Bom Pastor, na responsabilidade do Padre Zacarias Mango, da Ccongregação dos Missionários  de La Salleti. Onde realizou-se 19 baptismos dos bebês em Dezembro e 32 crismas, em Fevereiro de 2020.

No dia 25 de Agosto de 2019, realizou-se a primeira promessa dos escuteiros aqui no Centro.

 No dia 10 de Dezembro de 2019, lançou-se a primeira pedra para o arranque das obras do nosso centro, fruto das contribuições que temos vindo a fazer desde Dezembro de 2018 a Março de 2020, antes da pandemia.

Em Janeiro deste ano, o grupo dos acólitos do Centro realizou a sua primeira promessa no Centro Bom Pastor.

Em Outubro dia 03 de 2020, recebemos a visita do nosso bispo Dom Emílio, para a notícia de um Centro autônomo, notícia que todos os fiéis receberam com muita alegria; Depois de muita caminhada e oração, Deus ouviu a súplica de seu povo.

O centro é assistido pelos Padres da Congregação dos Missionários Claretianos.  Temos como reitor o padre Silvestre Mweukufange, assistentes: Padre Isaias Gabriel e Apolinário Nunda.

Até o momento actual, a direcção do Centro é composta pelos irmãos:

  • Albino Cabanga –Catequista Responsável
  • José Helena – Vice Catequista
  • Francisco Gomes – Secretário

E com a interligação de todos os catequistas  responsáveis  das capelas e todos os coordenadores  dos grupos e movimentos. Com a perspectiva de formar o Conselho geral do Centro.

   Desde à chegada dos nossos padres ao centro Cristo Rei, os fiéis têm vindo aumentar e a vida da comunidade está cada vez mais activa e a evangelização é ainda mais motivada.

 

  1. A partir da segunda quinzena de Outubro à Dezembro de 2020, os padres visitaram as (6) seis capelas com frequência com o objectivo de conhecer as comunidades e as suas realidades.

 

  1. Em Novembro realizou-se a primeira festa do Centro, com a realização dos 1° sacramentos do baptismo.

 

  1. Em Dezembro realizou-se a primeira reunião com os responsáveis das capelas e coordenadores de grupos e movimentos, para tratar das obras do levantamento do muro do quintal da igreja.

 

  1. De Janeiro a Fevereiro, o Padre Silvestre organizou a formação dos catequistas auxiliares, na qual participaram 31 catequistas.

 

  1. De Janeiro a Abril, realizou-se a estruturação das direções dos grupos e movimentos existentes no Centro, com o objectivo de motivar e incentivar os sacramentos aos líderes, não só dos grupos e movimentos, como também aos coordenadores chefes de comunidades.

 

  1. Em Março, começou pela 1° vez no centro a primeira formação pré-matrimonial, com a participação de trinta e três (33) noivos, com a duração de 3 meses.

 

  1. Na segunda quinzena de Março à Maio, foram formados os primeiros ministros extraordinários da comunhão.

Em Agosto dia 22, o centro realizou pela primeira vez á promessa dos acólitos com 33 membros.

        Em Agosto dia 28 realizou-se o primeiro casamento comunitário, com (9) nove casais.

O centro é constituído por sete (7) capelas, que são:

  • Sede Cristo Rei
  • São João Baptista
  • Nossa senhora de Fátima
  • Nossa senhora das Graças
  • Nossa senhora de Guada-lupe
  • São Marcos
  • Santa Mónica.

 

O centro conta aproximadamente com sete mil (7000) fiéis, sem contar com os fiéis que vêm em casa domingo.

Temos um total de 125 casados aproximadamente a nível do centro.

Os grupos e movimentos existentes são:

  • –Legião de Maria
  • –Sagrada família
  • – Promaíca
  • – Acção feminina
  • – Divina Misericórdia
  • – Renovamento Carismático
  • –Movimento Teresiano Apostólico (MTA)
  • – Amigos de Domingos Sávio. (ADS)
  • – Infância Adolescentes Missionária (IAM)
  • – Acólitos
  • – Escuteiros
  • – Acolhimento.

Temos 12 grupos corais, desde os Juvenis, adultos e vocais.

Ainda temos leitores, salmistas e ministros extraordinários da comunhão.

A comissão da caquetese controla um total de trinta e quatro ( 34 ) catequistas e mil ( 1000 ) catequizandos aproximadamente.

 De Novembro de 2020 até a data actual, já tivemos os seguintes sacramentos :

Baptismos dos 0 aos 65 anos de idade.

82

1° comunhão

20

Penitência

06

Casamentos

17

 

    Agradecemos à Deus Pai todo poderoso pelo dom da vida e pela coragem, a Maria nossa Mãe Santíssima que nos tem guiado e pedimos que sempre esteja em nossa frente.

Agradecemos também a sua excelência Reverendíssima Dom Emílio Sumbelelo, por nos ter enviado os padres para acompanharem a nossa vida espiritual do Centro Pastoral Cristo Rei, que Deus abençoe  a eles, encha do seu Espírito Santo, porque não é fácil  conduzir este rebanho.

 

Coordenador: Albino Cabanga

São Marcos

São Marcos

Historial

 

 

Catequista: Margarida Floriano

Grupos e Movimentos

Histórico de Missionários

Párocos

Vigários