Crianças da Diocese de Viana, da Diocese de Caxito e da Arquidiocese de Luanda, estiveram quarta-feira, dia 14 de Agosto, no Santuário de Nossa Senhora da Muxima, para a peregrinação anual.
O lema escolhido para este ano foi: “Com Maria Integremos as crianças na Igreja e na Sociedade”.
Esta é a segunda edição e é a primeira que junta as três circunscrições eclesiásticas. A primeira edição teve lugar no ano passado e só reuniu crianças da Diocese de Viana.
O evento marcou também o encerramento do Triénio da Criança, uma iniciativa da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.
Presidiu a Eucaristia do dia, Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, que durante a homilia convidou as crianças a amar a Jesus e a amar o próximo.
Com palavras simples, de formas a ajudá-las a compreender o valor que há em amar, fez ver às centenas de crianças que se juntaram no recinto do santuário a alegria que é ser amado por Jesus.
Recorrendo à resposta que Jesus dá ao jovem rico, no evangelho, recordou a cada uma o que já aprenderam na catequese, em relação ao amor maior mandamento da Lei de Deus. Na sequência, mostrou até onde o amor pode ir, apontando para a cruz e para a forma como os braços de Jesus estão.
É na cruz que “Jesus amou-nos dando a sua vida para que nós pudéssemos ter também a vida eterna”, referiu o celebrante acrescentando estar aqui a prova de que Ele gosta de cada um de nós.
De uma forma muito resumida e sempre com uma linguagem ao alcance dos pequeninos peregrinos, falou de São Maximiliano Kolbe, o Santo cuja memória se celebrava nesse dia.
O gesto de amor manifestado pelo Santo é fruto do amor a Jesus e a Sua Mãe. E como Jesus fez, ele também amou cada um dos que estavam com ele na vida e na prisão.
Dom Emílio Sumbelelo terminou dizendo que “Deus nos quer santos. Quer que cada um de nós quando morrer, esteja bem pertinho Dele lá no céu, ao lado da Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. E para ser mais fácil devemos sempre pedir a Maria, nossa Mãe que nos ajude quanto antes a viver bem aqui na terra e um dia estarmos também ao lado de Jesus”.
No Santuário da Mama Muxima, as crianças peregrinas rezaram o terço antes da missa e tiveram momentos de devoção. O dia de peregrinação acabou por seu um dia de festa na casa da Mãe, onde a alegria era visível nos rostos de cada um dos que ali estava.
Sammy de Jesus