As terceiras Jornadas Nacionais da Juventude, abrem oficialmente hoje, na Diocese de Benguela, com uma Celebração Eucarística às dezasseis horas.
A Celebração Eucarística terá lugar na Paróquia de Nossa Senhora de FCatedral da Diocese.
As Delegações das Dioceses da CEAST já se encontram no local das Jornadas, incluindo a da Diocese de Viana.
Composta por 103 delegados, fazem parte da Delegação alguns assistentes, isto é, Sacerdotes e Religiosos.
A cerimónia de envio dos delegados às Jornadas, aconteceu em missa Presidida por Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese, terça-feira, às 18.00 horas, na Paróquia São Francisco de Assis.
Durante a celebração, Dom Emílio Sumbelelo recordou aos Jovens que eles não estavam a ir nem para turismo, nem para recreio. “Vão para uma missão de recolher, para poderem partilhar com os outros. Vocês representam centenas de jovens de vossas Paróquias e milhares de Jovens da nossa Diocese”.
Aos Sacerdotes e às Religiosas que acompanham os jovens às jornadas, o Bispo da Diocese de Viana recomendou que “no fim de cada dia reunissem todos e fizessem o resumo daquilo que se viveu e se aprendeu. Ponham-no por escrito. Fazendo isso todos os dias, quando regressarem têm praticamente por escrito tudo aquilo que foram as Jornadas e assim facilmente podem partilhar com os outros”.
Para muitos dois integrantes da delegação está a ser a primeira experiência e a por essa razão a expectativa é grande. Para todos, trata-se de uma oportunidade para conhecer realidades novas, formas novas de viver e estar em Igreja.
As Terceiras Jornadas da Juventude “Ombaka2022” vão até ao dia 13 deste mês e têm com lema: “Maria, levantou-se e partiu apressadamente”.
Sammy de Jesus