Ontem, dia 26 de Junho, encerraram as actividades do Encontro Mundial das Famílias. Na Diocese de Viana os três dias de encontro foram vividos com entusiásmo e dedicação.
As reflexões de quinta e sexta-feira, nas Paróquias, conforme orientado pelo Secretariado Diocesano para a Família, foram oportunidades dadas para tocar de perto a realidade.
O encontro de sábado com os agentes da pastoral da família, um encontro que levou o dia inteiro, foi preenchido por partilha das experiências de casais e de grupos de casais e por reflexões ligadas aos temas sugeridos e apresentados.
Essa experiência vivida permitiu aos participantes concluir que “o décimo Encontro Mundial das Famílias, com celebrações em Roma e em todas as Dioceses do Mundo Católico, teve, em comparação com os anteriores, o mérito de ser mais sinodal, pois ao se realizar em espaços mais concretos e difusos da Igreja, isto é, nas Igrejas locais e domésticas, mostrou um sinal de maior abertura para escutar e testemunhar”.
O documento final que foi lido ao encerrar a celebração eucarística, fez também referência a forma como as famílias na Diocese vivenciaram o ano dedicado à “Alegria do Amor”.
“Com palestras, reflexões e testemunho da nossa vivência em família, como fizemos, simbolizamos a nossa alegria que emana do Amor de Deus na criação, de Cristo na Cruz, e do Paráclito na missão”.
O ano ‘Amoris Laetitia’ que foi vivido até este Décimo terceiro Domingo do tempo comum, ajudou a assunpção de uma identidade: “Somos a Igreja missionária que tem de levar, como sal da terra e luz do mundo, a alegria deste amor até aos confins, eliminando com o nosso testemunho as fronteiras da vida e da evangelização”.
A terminar, o documento traz um apelo dirigido às famílias da Diocese de Viana. “Famílias de Viana, o espírito sinodal que estava na Criação e no Pentecóstes, continua vivificado em cada coração e os nossos desafios são os da Igreja. Unidos com os Sacerdotes, caminhemos e façamos em cada lugar uma pequena Igreja”.
Na Diocese de Viana, como em todas as Dioceses do mundo, o Décimo Encontro Mundial das Famílias foi seguido de forma virtual. Houve uma celebração de abertura, na quarta-feira, e outra de encerramento, no Domingo.
O tema escolhido pelo Papa Francisco para esse encontro que se realizou em dois formatos, presencial – no Vaticano – e virtual – nas Dioceses no mundo inteiro -, foi “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.
A Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia foi a base deste Décimo Encontro Mundial das Famílias.
Sammy de Jesus