A segunda Assembleia Anual da CEAST terminou dia 28 de Setembro, com a recondução de Dom José Manuel Imbamba à presidência. Com ele vai estar também a sua equipa de trabalho, até ao ano de 2027.
Durante a Assembleia que foi electiva, foram eleitos os responsáveis para as várias comissões episcopais. As Comissões são dez, com destaque para a Comissão Episcopal do Clero, Seminários e Doutrina da Fé, que é presidida por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias – responsável directo pela área do Clero – e tem como vice-presidente Dom Estevão Binga – responsável directo pelos Seminários e Doutrina da Fé. Com toda a certeza esta vai ser a comissão que no triénio agora começado vai estar envolvida nos trabalhos, a julgar pelo tema escolhido: Sacerdócio ministerial e vida Consagrada.
Um outro destaque vai para a Comissão Episcopal de Liturgia, Santuários e Ecumenismo, que passa a ser presidida por Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, responsável directo pela Liturgia e Santuários. Para a área do Ecumenismo está o vice-presidente da Comissão, Dom Vicente Carlos Kiaziku, Bispo da Diocese de Mbanza Congo.
Na Assembleia os Bispos aprovaram a “Mensagem Pastoral ‘Escolhidos para estarem com Ele’, um documento que vai guiar os trabalhos do primeiro ano do Triénio da CEAST (2024 – 2025), dedicado aos Ministros Ordenados e a Vida Consagrada. Esse documento vai ser apresentado ao público na Diocese da Ganda, no dia 13 de Outubro de 2024.
A CEAST aprovou ainda a nomeação do Padre Eduardo Alexandre para o cargo de secretário executivo da Conferência Episcopal, bem como nomeou os padres Felisberto Quaresma, Mercedário da Caridade, para Assistente dos Escuteiros Católicos junto da AEA – Associação dos Escuteiros de Angola – e Armando Pinho Alberto, como Assistente Nacional dos Escuteiros Católicos.
A Segunda Assembleia Anual da CEAST decorreu de 24 a 28 de Setembro de 2024, na Arquidiocese de Luanda, e foi presidida por Dom José Manuel Imbamba.
Sammy de Jesus