O tempo de advento segue o seu curso normal e leva consigo as actividades agendadas para o mês de Dezembro.
Na Diocese de Viana parte dessas têm a ver com Visitas Pastorais. Uma das mais recentes teve lugar na Comunidade Paroquial do Bom Jesus. Foram dois dias de Visita, encerrados com missa festiva.
A Eucaristia de encerramento foi vivida no Centro Pastoral São João Maria Vianey, localizado na centralidade do KM 44.
Durante a homilia, Dom Emílio Sumbelelo fez saber que para a celebração do Natal é preciso uma mudança radical de vida, que afecte o comportamento, a mentalidade, e que leve a uma opção por valores que edifiquem. E o Bispo de Viana explicou o porquê.
“Não é possível acolher aquelel que vem, acolher o Messias de Deus, se no nosso coração estiver ausente Deus. Se estivermos no erro, no pecado consolidado na preocupação dos bens materiais. É preciso, portanto, uma real e verdadeira conversão”.
Uma mudança de vida cujo propósito precisa de ser renovado diáriamente para que seja um testemunho de fé vivo e que esse testemunho seja visivel na vida de cada crente.
“Este renovamento de fé tem depois de manifestar-se nas nossas obras no seio da comunidade, no seio da nossa cidade, no nosso trabalho em dizermos a todos, com a nossa vida, com o nosso comportamento, de que somos cristãos e dele nos orgulhamos”.
E, com essas e outras palavras semelhantes, Dom Emílio Sumbelelo durante a homilia da Missa de encerramento da Visita Pastoral à Comunidade Paroquial do Bom Jesus, convidou a comunidade a viver o tempo de advento.
Durante a missa de encerramento, que teve lugar no Centro Pastoral São João Maria Vianey, foram crismados trinta e dois membros daquela comunidade.
Sammy de Jesus