PARÓQUIA DO BOM JESUS

Historial

Em 1997 na localidade do km 44 pela iniciativa do casal de anciãos Agostinho Sipundi e sua esposa Angelina Maurício, que tinham como responsabilidade divulgar a fé Católica nesta localidade, rezavam o terço diariamente com outros irmãos leigos e fieis e aos Domingos iam participar da Missa na Paróquia de São José em Catete.

De seguida o Pe Miguel indicou o sr  Sozinho António para Catequista chefe de comunidade assim passando a fazer a celebrações da palavra aos Domingos no KM 44, por mandato de um ano.

Depois foi substituído pelo Catequista  António Paulo Malamba, auxiliado pelo Catequista Cardoso Ubeca Pascoal vindo Kalawenda município do Cazenga, a dona Jacinta Calesso ocupou-se da liturgia e a dona Joana João António na Coordenação da catequese. Os primeiros baptismos realizaram-se em 30 de Dezembro do ano 1999, e os três primeiros  matrimónios, celebrados pelo Pe. Miguel.

Em 2003 não havia nenhum movimento, nem grupo nesta conformidade a dona Ofélia grande e o Catequista António Paulo Matamba, instalaram  o movimento Legião de Maria, no mesmo ano a dona Maria(De feliz  Memória ) cedeu o espaço em que se encontra hoje a capela, a mesma sofreu repressões por parte dos seus familiares pois alegavam que havia recebido alguns valores, e por conta disso esteve detida na esquadra do Bom Jesus, com a intervenção dos crentes ele foi posta em liberdade, assim criou se  primeiro nome do centro foi Terra Santa.

Em 2011 na visita Pastoral de D. Joaquim á paróquia de São José de Catete, desvincula o então  centro de Terra Santa da Paróquia de São José e, no ano seguinte ergue a  Paróquia do Bom Jesus no qual o então centro de Terra Santa passa a pertencer. No dia 15 de Agosto é nomeada nova Padroeira pelo Bispo Dom Joaquim Ferreira Lopes, deixa de ser Terra Santa e passa a chamar-se Nossa Senhora de Assunção,  na Coordenação e  Catequista Chefe de Comunidade António Paulino Matamba, Auxiliado pelo Catequista Cardoso Ubeca e a Catequista Graciana Candombua Francisco na Liturgia.

Em 2014 no primeiro conselho do centro o Pe Moisés Soma, nomeia a Catequista Candombua Francisco como Coordenadora do centro e , Alcino Binzole seu vice, Apolinária Eva Luís Secretária, Domingos Bernardo seu vice e Isabel Simão Pascoal(em memória) na Liturgia, no segundo conselho em 2018 foi  nomeado o Catequista Costa Fonseca João Sambambi como coordenador do centro e Domingos Bernardo o seu Vice, secretária Apolinária Eva luís , Alcino Binzole como Conselheiro.

Em 2019 com a tomada de posse do Bispo Dom Emílio Sumbelelo, fomos desvinculados da Paróquia do Bom Jesus, elevados a Centro Pastoral e como Reitor o Pe. Ricardo Mishiti, Vice Presidente do Conselho Paroquial o Ir. Altino Gourgel, mandato que prevaleceu por quatro meses, ficamos por seis meses a ser assistidos pelos Padres da paróquia do Bom Jesus e santa Maria dos Anjos, em Agosto de 2020 foi nomeado o Pe. António Ukwelonga Francisco. Desde 01 de Agosto de 2021 voltou a pertencer a paróqui do Bom Jesus.

Informações da Paróquia

Data de Fundação

Cartório - Atendimento

Horário de Missas

São João Maria Vianey

Adoração: Todas as quinta-feira as 17h00.
Missas Feriais: Terça-feira à Sábado as 18h00.
Missas dominicais: 07h00.

Comissão de Catequese

Sábado: 8h - 10h

N. Senhora de Assunção

Sábado: 8h - 09h:30
Domingo: 09h - 10h300

Sábado: 8h - 11h
Sábado: 14h - 16h

Distância até a Sé Catedral

O Pároco

Pe. Moisés Soma Ngungumanha José

Missionários

Comunidades

São João Maria Vianney

HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS

--->08h:00 às 11h:00

--->14h:00 às 16h:00

"Durante a semana por marcação telefônica com os catequistas Aniceto e Joveta Vunge."

Historial do centro

A comunidade São João Maria Vianney da Centralidade do km 44, fundada oficialmente a 10 de Agosto de 2019, com a autorização de Dom Emílio Sumbelelo, Bispo de Viana e sob a supervisão do Reverendo Pe. Moisês Soma, Pároco de Bom Jesus, protagonizada pelos irmãos Altino Gourgel (vice-presidente do conselho paróquial), Eduardo Miguel (secretário), Esperança (tesoreira) na altura, Joveta Vunge, Alice, Olga, Mário, Elias, Magalhães, Sumara, Moisés, Luísa, e tantos outro irmãos que não podemos deixar de citar ou apagar das nossas memórias.

Tem como padroeiro o Santo CURA D´ARS ou seja São João Maria Vianney e também padroeiro dos SACERDOTES, comemorado aos 04 de Agosto. Celebrou-se a primeira eucaristia (missa) no dia 02 de Fevereiro do ano 2020 presidida pelo Reverendo Pe. Moisés Soma.

De lá pra cá tem vivido a sua caminhada de fé, com realização dos sacramentos tais como: Baptismo Eucaristia, penitência, , Crisma e matrimónio. Ainda sem estrutura física e espaço definitivo, mas tem dado o testemunho de verdade alicerçada no evangelho de Cristo.

Nossa Sr. de Assunção

HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS