Menu Fechar

Todos em Lisboa para lançar «sementes de futuro» – os desafios do Papa Francisco

A mensagem do Papa Francisco para a 37ª Jornada Mundial da Juventude – JMJ -, cuja edição internacional se inicia hoje em Lisboa, convida os peregrinos para um “abraço da reconciliação e da paz” na capital portuguesa.

“Queridos jovens, que na JMJ possais experimentar novamente a alegria do encontro com Deus e com os irmãos e as irmãs. Depois dum prolongado período de distanciamento e separação, em Lisboa – com a ajuda de Deus – reencontraremos juntos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, o abraço da reconciliação e da paz, o abraço duma nova fraternidade missionária”, escreve o Santo Padre.

O texto parte do tema anunciado em 2019, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).

O Papa Francisco apresenta os jovens como esperança duma “nova unidade para a humanidade fragmentada e dividida”.

A XXXVII Jornada Mundial da Juventude decorre em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 – após ter sido adiada, por um ano, devido à pandemia de Covid-19.

O Santo Padre fala, por isso, num “novo começo para vós jovens e, convosco, para toda a humanidade”.

“Que o Espírito Santo acenda nos vossos corações o desejo de vos levantardes e a alegria de caminhardes todos juntos, em estilo sinodal, abandonando falsas fronteiras. O tempo de nos levantarmos é agora. Levantemo-nos apressadamente! E, como Maria, levemos Jesus dentro de nós, para O comunicar a todos”, acrescenta.

‘Todos juntos em Lisboa!’ é um dos tópicos da mensagem, na qual se evocam os “últimos tempos tão difíceis, em que a humanidade já provada pelo trauma da pandemia, é dilacerada pelo drama da guerra”.

“Cada um de vós pode perguntar-se: Como reajo perante as necessidades que vejo ao meu redor? Busco imediatamente uma justificação para não me comprometer, ou interesso-me e torno-me disponível? É certo que não podeis resolver todos os problemas do mundo; mas talvez possais começar por aqueles de quem está mais próximo de vós, pelas questões do vosso território”, aponta o Papa Francisco.

Na última semana, o Papa anunciou como intenção de oração para agosto a JMJ Lisboa 2023, num vídeo divulgado nas plataformas digitais.

“Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro. Um mundo onde o amor esteja no centro, onde nos possamos sentir irmãs e irmãos. Estamos em guerra, precisamos de outra coisa”, refere, na nova edição de ‘O Vídeo do Papa’.

O Papa Francisco pede que os jovens protagonizem “um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho”.

In AE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *