A Diocese de Viana celebra amanhã, domingo, dia seis de Outubro a festa do Padroeiro, São Francisco de Assis.
O calendário litúrgico coloca a comemoração do Santo no dia quatro de Outubro. Este ano a data calhou numa sexta-feira e por razões de celebração diocesana, a festa vai ser feita amanhã com a participação de todos os diocesanos, na Catedral da Diocese.
Para marcar a data, Dom Emílio Sumbelelo vai ordenar quatro Sacerdotes e sete Diáconos. Um número de missionários que alimenta a esperança de um dia ter o território da Diocese de Viana, coberto e assistido.
É esse um dos sonhos do Bispo da Diocese que olha para o futuro com confiança e esperança, olhando para as obras e programas que tem vindo a desenvolver.
Dos quatro sacerdotes, três são Diocesanos e um é Teresiano. Todos eles até onde se sabe, depois de ordenados, vão ficar a trabalhar na Diocese de Viana.
Já os diáconos, uma vez ordenados, também ficam a trabalhar na Diocese de Viana, a julgar pela extensão territorial da Diocese. Quatros dos sete jovens a serem ordenados diáconos são Teresianos e três são Diocesanos.
A Celebração Eucarística que marca a festa do dia da Diocese está marcada para às 09.30 minutos, na Paróquia de São Francisco de Assis, Catedral da Diocese.
Nos últimos anos a Diocese de Viana tem estado a incrementar a pastoral vocacional. Prova disso é a instituição do mês vocacional – mês de Agosto –, o trabalho com as equipas de acompanhamento dos vocacionados nas paróquias e mais um passo agora foi dado depois da recente Assembleia Diocesana de Pastoral, com os pontos contidos nas recomendações e nas conclusão.
Sammy de Jesus